7.4.05

Visões

Durante largas semanas entrei ali à espera de o ver sentado no mesmo sofá onde passou os últimos anos, de olhos fixos na mesma televisão, com o som completamente no mínimo porque era indiferente já que não conseguia ouvir nada mesmo. Durante muito tempo o meu olhar escapava furtivamente para aquela sala, a respiração quase parava na entrada da porta, na expectativa de que, daquela vez, nem que fosse só para mim, ainda estivesse ali sentado no mesmo local. Mas esse dia nunca chegou. Não me cheguei a despedir a sério. Despedi-me às 7 da manhã de um domingo de Maio, para ir de férias, "adeus, vou para o Brasil, até daqui a duas semanas!" Não sei bem quando foi a última vez que o vi no seu sítio do costume. Depois vieram as obras, tudo mudou, tudo está diferente, o velho sofá não está mais ali, a sala não é nada a mesma e já não entro naquela casa com a sensação que me perseguiu durante meses, de que ainda o vou ver ali sentado no mesmo sítio, olhos eternamente postos na televisão.