2.2.04

I rest my case

Ser portista em Lisboa é muito difícil. Levamos com toda a gente em cima como se tivéssemos culpa do que dizem e fazem os jogadores ou treinadores ou dirigentes do clube que o nosso coração decidiu adoptar como seu. Como se os apoiássemos a 100%, como se fossem da nossa família e tivéssemos obrigação de os defender ou fóssemos saco de pancada para os outros descarregarem as frustrações deles porque o nosso clube por acaso ganha (quase) sempre e o deles não.

É bem mais difícil do que ser de outro clube qualquer. Porque se os jogadores ou treinadores ou dirigentes de outro clube qualquer dizem ou fazem alguma coisa, ou perdem ou ganham, os rivais têm muita gente com quem embirrar. Se se é portista em Lisboa, há 99% de chances de embirrarem connosco. Assim de repente os dedos das mãos chegam para contar os amigos e conhecidos portistas em Lisboa. E certamente têm histórias parecidas para contar.

Claro que também dá muito mais gozo nas vitórias e nos momentos de glória. E felizmente têm sido muitos, muitos mais do que os que outra pessoa da minha idade, adepta de outro clube, possa já ter comemorado. Eu já os comemorei todos. Campeonatos (muitos!), Taças (muitas), Supertaças (muitas), Campeonato Europeu, Supertaça Europeia, Supertaça Intercontinental, Taça UEFA... tudo isto nos últimos 20 anos da minha vida. Perdoem-me se me estiver a esquecer de algum mas são tantos que a minha pobre memória não chega para tudo. Mais alguém pode dizer o mesmo? Hum... I'm waiting... não? Pensem, pensem... hum, já estou a cheirar o fumo. Ah, pois bem me parecia, é muita areia para os vossos camiõezinhos minúsculos, podres e cheios de porcaria.

É verdade, como o Mourinho, às vezes também me passo. Não devia, mas passo-me, sou humana e dizerem mal do Porto mexe mesmo com as minhas entranhas. Mesmo que eu racionalmente até possa concordar com o que estão a dizer, irrita-me que o façam. Eu tenho todos e mais alguns motivos para gozar com os meus "rivais" e não o faço, abstenho-me de abrir a boca mas depois se o Pinto da Costa espirra, pimba, lá vem toda a gente chatear-me a cabeça e, claro, depois é impossível ficar calada. É tudo uma questão de aritmética. Nós temos mais pontos e isso é tão fácil de ver. No final das contas é o que interessa. E enquanto assim for, vou continuar a ouvir bocas e ofensas e sei lá mais o quê como se a culpa fosse minha. É o preço a pagar por se ser do melhor.

Nem de propósito, enquanto escrevia isto, recebi uns e-mails (vai em 4 mas continuam a cair). Alguém que nunca me escreveu um só e-mail na vida, alguém que eu nem sequer sabia que tinha o meu e-mail, acabou de me enviar mais umas boquinhas e umas anedotas daquelas que toda a gente adora enviar-me e por isso eu já conheço quase todas (é verdade, lamento desapontar-te!). Todas dizem mal do FCP, pois claro. Como já aqui escrevi uma vez (e não retiro nem uma vírgula)... enquanto eu continuar a receber coisas destas, enquanto me continuarem a chatear a molécula, é sinal de que o Porto continua a GANHAR. E isso para mim é bom sinal.

I rest my case.