26.4.04

A lógica da batata

Batatas à parte, há coisas que não têm a mínima lógica. Não existirem guias da American Express do Rio de Janeiro ou sequer do Brasil, para mim, não tem lógica mesmo nenhuma. Existem guias da Europa toda, das Ilhas Gregas, da Índia e quase até da Conchichina mas do país irmão nem vê-los. Não existe na FNAC, passe a publicidade, não existe nos hipermercados, não existe na Amazon, nem sequer existe no site da American Express. Mas passa-se alguma coisa na cabeça destes senhores para nunca se terem lembrado de fazer um guia do Brasil?

E mais, nas minhas recentes deambulações pelas livrarias não consegui encontrar um único exemplar, um só para amostra, um mísero guia do Brasil em Português. Que deve ser simplesmente dos países mais visitados pelos portugueses, um país gigantesco com mihões de coisas para ver. Não, com certeza deve haver mais gente a ir à Índia. E os estrangeiros que visitam Portugal vêm particularmente à procura de guias do Brasil, em Inglês, pois claro. Tem toda a lógica. Há guias em Português de tudo o que se possam lembrar mas do Brasil não, estão todos em Inglês.

Se algum editor me ler, por favor responda. A sério que gostava de perceber o porquê desta falta de lógica. Sou portuguesa, falo Português, vou visitar um país onde se fala Português e não consigo comprar uma porcaria de um guia turístico em Português. Porque por muito que eu goste, perceba e fale perfeitamente Inglês e compre sempre guias em Inglês de todos os países que visito, recuso-me a comprar um guia do Brasil que não esteja em Português.