26.7.05

Mea culpa

Isto ficou tão grande para comentário que além de ter enviado por e-mail para a Costinhas resolvi partilhar com toda a gente (acho que ela não se importa) e estender publicamente as desculpas a quem ficou ofendido, porque não era essa a intenção. Só mesmo quem me conhece percebe que o objectivo, como digo em baixo, não era ofender mas sim caricaturizar. Por isso, porque simplesmente não me apetece chatear ninguém, cá vai disto. De chatices já está o mundo cheio!

Olá

Chateia-me passar a vida a pedir desculpas pelo que escrevo apenas porque as outras pessoas não concordam com o que penso. Na verdade, ninguém é obrigado a ler não é? E se isto dos blogs é suposto ser democrático e livre, todos têm direito a dizer o que pensam sem serem julgados. Infelizmente, e já vem de trás, não começou agora, acontece-me imensas vezes ter comentários menos simpáticos acerca do que escrevo, apenas porque as pessoas não concordam. Não foi o caso, atenção, isto era mais um desabafo introdutório do que outra coisa. É que já levei muito na cabeça sem ter feito mal nenhum.

O que eu queria mesmo dizer era pedir desculpa se te ofendi porque não era de todo essa a intenção. Aliás, eu expliquei a intenção e tu percebeste perfeitamente. Mas mesmo assim quero pedir desculpa, não pelo que disse porque continuo a pensar da mesma forma, mas se calhar pela maneira como o disse. Tenho esse defeito, se lhe quiseres chamar, de tornar as coisas de tal forma redutoras e simplistas que parece que estou a ofender mas na verdade é apenas uma maneira de fazer ironia, assim do género de uma caricatura mas em texto, percebes? E fui ao exagero de falar em vacas e assim. Só é pena que as pessoas não percebam que eu não estava a chamar vaca a ninguém de forma pejorativa, pelo contrário, até me chamei a mim mesma, mas isso era apenas uma forma de caricaturizar a situação, não para ofender.

É óbvio que não tenho nada a ver com as outras pessoas e cada um é livre de fazer o que bem entende assim como eu também sou livre de dizer que a mim me fazem confusão algumas coisas, principalmente no meu blog. Se reparares bem e eu sei que andas atenta porque te costumo "ver" por aí, eu nunca comentei nenhum texto dos milhentos que já li em que as mamãs se queixavam de ter de deixar de amamentar. Pensei cá para comigo que se fosse eu estava contente em vez de triste (depois dos 4 meses ou isso, não antes que também não sou maluca) mas nunca o escrevi porque respeito demasiado essas pessoas que sentem mesmo aquilo como uma das coisas mais importantes da vida delas, ainda que me custe um bocadinho a compreender alguns dramas. Agora no meu próprio espaço é uma coisa totalmente diferente, aí já sou livre de escrever o que bem entendo. Foi por isso que criei um blog, para dizer todos os disparates que me apetecesse dizer, prefiro assim do que escrever disparates nos blogs dos outros, não achas?

Se escreveres que a ti te irritam ou chateiam ou fazem confusão as pessoas que, como eu, não acharam a mínima piada a amamentar, estás no teu direito e eu não me vou queixar. Até estou habituada a fazer parte das minorias e neste caso já percebi que é apenas mais uma situação dessas! Mas do pouco que te tenho lido (e infelizmente não tenho tempo para ser mais assídua e por isso não estou por dentro de tudo o que pensas) pareces-me uma pessoa à maneira e não queria que ficassem mal-entendidos. Por isso, mais uma vez, desculpa se te ofendi. Não era mesmo essa a intenção. Vou tentar moderar a linguagem (se bem que acho que se a moderar e se me auto-censurar, deixa de fazer sentido ter um blog para dizer o que penso porque para mim isto funciona como terapia, mas pronto, vou tentar!).

Beijinhos
Susana

5 Comments:

Blogger Jolie said...

Olha, já te respondi por email, mas resumindo a resposta (só para que conste que não estou indignada ou ofendida) eu percebi que não era a tua intenção ofenderes ninguém. eu só não gostei mesmo foi da forma que generalizaste e negativaste (exageradamente) o outro-lado... o meu.

Eu acho que se deve defender mesmo as nossas ideias e os blogs servem para isso mesmo, para escrevermos aquilo que pensamos doa a quem doer. No entanto, as palavras às vezes atraiçoam-nos.

Não há mal-entendidos, nem eu me senti realmente ofendida, nem acho que te tenhas de auto-censurar.

Um beijinho
Sandra

12:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu nem acredito que me dei ao trabalho de ler três ou quatro postas deste blog absurdo.
Não há uma única ideia válida, só contradições, "disse mas não queria dizer, disseram-me mas não sei explicar, vou armar-me em crítica que já ouvi dizer que é uma boa fórmula, mas no fundo nem sei o que vou criticar, não sou burra, sabiam?" NÃO, não sabíamos.
Um bom exemplo de como escrever muito sem dizer nada. Vou ali vomitar e não volto.

3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ponto prévio: Não sou um indefectível deste blog, sobretudo quando passeia por temas que me são perfeitamente alienígenas como os da maternidade (por sexo e opção).

Segundo ponto prévio: Conheço a autora mas por variadas circunstâncias não posso, em consciência, dizer que sou seu grande amigo (mas isso dava outra discussão). Logo, não estou a defender "a amiga".

Posto isto, e apesar de tudo, leio este blog precisamente por achar tudo tão "alienígena" e, já agora, para saber como é que esta pessoa que em tempos conheci bem se desenrasca nos dias que correm.

O que me surpreende é que no meio desta paisagem marciana ainda haja espaço para o tipo de excremento que o comentador convenientemente "anónimo" aqui deixou. Porque me irrita a cobardia de quem usa o anonimato para descarregar vómito.

A autora deste blog não precisa de advogados de defesa nem cavaleiros andantes. E se precisar não serei eu a desempenhar esse papel, há muita gente por certo mais habilitada e motivada para isso. Este texto que já vai longo é mais um gesto reflexo, como limpar a sola do sapato depois de pisar um qualquer pedaço de "anónimo".

9:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Tu sabes Quem"... nem me vou dar ao trabalho de escrever mais porque simplesmente disseste TUDO! Estou 100% de acordo contigo! E depois a forma como escreveste está simplesmente EXCELENTE(ou não fosses que és ;)!
beijinhos.

10:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ups...correcção: (ou não fosses tu quem és)!

11:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home