26.5.04

É hoje.

Faz amanhã 17 anos que o Porto foi campeão europeu pela primeira vez. Lembro-me como se fosse hoje. De estar nas aulas no Colégio, de não se falar noutra coisa, de uma colega minha que nunca mais voltei a ver mas que era portista dos 4 costados como eu e fã nº 1 do Gomes, me ter passado um papelinho numa aula que só dizia assim: "acho que vamos ganhar 2-1". E à noite, em frente à televisão, vibrei com o jogo como nunca tinha vibrado com nenhum antes e nunca mais me esqueci do resultado: 2-1. A Sandra acertou. Já não sei nada dela desde que deixámos o colégio há quase 17 anos também, mas espero que esteja lá onde estiver, tenha feito o prognóstico que tiver feito - e porque só posso acreditar que seja favorável ao Porto - que ela acerte mais uma vez. E que o Porto seja novamente campeão europeu. Para minha felicidade e dos poucos que acreditam e torcem para que isso aconteça.

Não é por serem melhores ou merecerem mais que certamente do outro lado os motivos e razões serão os mesmos. É simplesmente por serem os nossos e porque são os nossos são os melhores e mesmo que não ganhem, o mérito de chegar onde chegaram já ninguém o pode tirar. E todos os portistas estão gratos por toda esta caminhada de glória e não se esquecerão nunca de tantos momentos felizes que presenciaram nos últimos tempos. Quem vive esta paixão sabe do que falo e nem preciso explicar muito. Quem não vive não vai entender nunca e por isso não vou perder tempo a explicar na mesma. Há coisas que só se sentem. E eu faço minhas as palavras de um dos melhores treinadores, se não o melhor, que o Porto já teve: Quero muito aquela taça. Mas também há coisas que quero mais.