26.2.04

Porque é que és do Porto?

Vá, perguntem-me. Façam lá a pergunta sacramental que me tem acompanhado ao longo de quase um quarto de século e a que não tenho grande resposta a dar a não ser "Porque sim". Porque ser de um clube é simplesmente "ser". Não se escolhe, acontece. Eu não acordei um dia a pensar "Hum, deixa-me cá ver, olha, vou ser do Porto porque eu até gosto de azul". O Futre teve muita culpa mas de resto, se ele tivesse sido o factor mais influente, depois disso eu teria sido do Atlético Madrid, do Reggiana, do West Ham, de sei lá mais o quê e até do Benfica... argh, não, definitivamente, o Futre não foi o elo mais forte neste paixão.

Foi mesmo o clube. O mesmo que me tem dado mais alegrias que tristezas e que enche de orgulho portistas e até alguns não portistas. O mesmo clube que ontem reduziu o poderoso Manchester United a um clubezeco de bairro a jogar para o empate. Na 2ª mão podemos até não ganhar. Até podemos não passar. Como diz o Mourinho, Portugal é demasiado pequeno e pouco importante na UEFA para conseguir chegar longe muitas vezes e se o Porto já chegou no ano passado na Taça UEFA, este ano os senhores querem certamente ver outros clubes a ganhar a Champions League, uns alemães, uns franceses, uns espanhóis, uns italianos, qualquer coisa mais central.

Mas o orgulho de ver a nossa equipa bater-se de igual para igual e até a superiorizar-se aos melhores da Europa é algo que não se esquece nunca. E vai ficar não só nas estatísticas mas na minha memória. Como os 4 à Lazio que nenhuma televisão portuguesa teve a decência de mostrar. Ontem à noite o jogo até deu em 2 televisões nacionais ao mesmo tempo. Vá lá perceber-se porquê.

Há coisas que não se explicam, só se sentem. Porque é que sou do Porto? Porque é o maioooooooooooooooooooor!