23.8.04

Dores de parto

Dizem as entendidas que é bem mais fácil ter um filho do que uma dor de dentes. Ou que custa menos. Outras entendidas dizem que não há nada que se compare às dores de uma cólica renal e que perto disso, ter um filho também é, em brasileirês, fichinha. Há uns 4 anos tive uma das últimas e de facto nunca nada me tinha doído tanto. Deve ter sido nessa altura que perdi o medo, se é que alguma vez o tinha tido, das famosas dores de parto. Agora estou a passar pela maior dor de dentes da minha vida e logo tinha de calhar numa altura em que não me posso encharcar em Nimeds e afins. Tudo por uma boa causa. De facto as mulheres nasceram para fazer sacrifícios em prol das suas crias.

Se calhar esta noite em claro que passei em frente às televendas é um primeiro estágio para as noites em claro que vou passar daqui a uns meses. A diferença é que agora é mais silencioso porque sempre posso pôr a tv baixinho e a uma criança não se baixa o volume. Às 2 da manhã ainda era cedo para tomar mais um comprimido e depois de muito desespero e lágrimas e voltas na cama desisti de tentar dormir e fiz a única coisa que podia, fui para a sala sentar-me em frente à televisão.

E por falar nisso sabiam que às 4 da manhã todos os canais abertos estão na TV Shop e por muito que se saltite de um para outro dão sempre as mesmas coisas? Tive de resistir muito à tentação de comprar uma daquelas fabulosas tábuas que cortam os legumes todos em 1001 formas diferentes em segundos ou a outra que faz sumos com os frutos com casca e tudo (melão e ananás incluídos!) em 17 segundos! Então agora que mal consigo abrir a boca para comer e que me dói horrores a mastigar, uma coisa daquelas vinha mesmo a calhar. Por outro lado consegui resistir muito bem a todos os aparelhos de ginástica e afins, esses são bem fáceis. Na SIC Notícias passava um documentário sobre as crianças de rua na Rússia, repetido pela trilionésima vez e na SIC Mulher um episódio da Murphy Brown também na sua quinquagésima repitação mas que deve ter sido a única altura da noite em que me esqueci que tinha dente. Não me lembro o que estava a dar nos outros porque não me estava a apetecer ver nada muito sério pelo que as televendas com aquela energia e cor e gente a falar depressa, me pareceram o ideal para me distrair.

Por volta das 6 e tal adormeci praí durante uma hora vencida pelo cansaço porque o maldito dente continuava a doer. Só com o pqueno-almoço engolido a custo é que me decidi a tomar mais um comprimido (esta criança vai nascer viciada em drogas legais) e a adormecer finalmente. Fiquei em casa claro, porque com 3 horas de sono no total e uma monumental dor de dentes, não estava em condições de ir trabalhar. Entretanto já tomei mais um comprimido do antibiótico, mais um Ben-u-ron (o que seria das grávidas sem este querido aliado) e as coisas não me parecem tão más como de noite. O dia tem sempre qualquer coisa de mais positivo e é nestas alturas que fico contente por não sofrer de insónias porque deve ser a pior coisa do mundo não conseguir dormir à noite quando está tudo em silêncio e o mundo inteiro a dormir.

Para quem eventualmente se pergunta, mas afinal o que é que custa mais, uma dor de dentes ou uma cólica renal eu respondo sem hesitar que a cólica renal é bem pior. Pelo menos comparando as duas dores que tive. Porque as dores de uma cólica renal não passam nunca a não ser com injecções e até lá não se está bem de maneira nenhuma, nem deitada, nem sentada nem de pé, nem de lado... simplesmente não há posição. Já ouvi falar de casos de pessoas que se penduravam nas ombreiras das portas e faziam o pino porque era a maneira de se sentirem mais aliviados. Ora com uma dor de dentes se tentarmos ficar assim muito quietinhos e sem engolir aquilo fica quase quase nos limites do suportável. E se não se suporta pelo menos também não cansa. Com uma cólica renal e porque não há posição possível acabamos por nunca estar quietos em busca da posição mais favorável e acabamos por ficar muito cansados. E pelo menos comigo um Ben-u-ron sempre dura para umas 4 horas de alívio "dental" em que dá para descansar qualquer coisa.

Por isso, venham de lá essas dores de parto, daqui a uns meses já vou poder comparar as 3. E qualquer dia vou discutir estas coisas todas com as velhotas da sala de espera do posto de saúde!