5.3.04

Ai! Ui! Ai!

Hoje a dor já se suporta. Ontem mal consegui conduzir para casa. A direito ainda era como o outro, agora as curvas implicavam mexer os braços e lá vinha esta dor excruciante num sítio onde não achava ser possível doer alguma coisa. Mas se daqui a uns dias isto significar que me deixaram de doer as costas e o pescoço e etc, então valeu a pena o sacrifício.

Oa balneários são um labirinto e eu nestas coisas sou completamente desorientada. Tudo liga com tudo, os 3 balneários, as wc, os duches, o cais da piscina, é uma confusão pegada. Entrei numa porta para sair noutra sem ter conseguido descobrir a casa de banho onde precisava de ir para sobreviver depois do trânsito todo que apanhei para lá chegar. Olhei para as indicações, para as setas cheias de polvos cor-de-rosa e lá consegui chegar. Um dia destes tenho de ir pedir ajuda para encontrar o meu cacifo. Adiante.

Fiz praí uns 300m na piscina. Talvez tenham sido 250m mas menos que isso não foi de certeza. Aquilo cansa, já não me lembrava que cansava tanto. Comecei logo por me enfiar na pista errada, onde estavam umas pessoas mais velhas a fazer que nadavam. Devia ter percebido logo mas não, só quando a monitora me veio perguntar o que eu estava a fazer é que percebi que estava na pista errada. Não explicam! Podia ter ido por dentro de água mas saí para voltar a entrar na outra pista. Ainda levava com algum puto em cima dos que estavam a ter aulas noutras duas pistas lá para o meio.

A de utilização livre fica mesmo ao lado das aulas de hidroginástica. A mais fácil, cheia de gente, a mais difícil com umas 10 ou 12 mulheres (daquelas com que depois me cruzo no balneário, que bom!), que com um colete à volta da cintura, ficam na parte funda da piscina. Deve custar mais mas também fazer melhor. Ninguém diria porque algumas eram bem balofinhas o que prova que a piscina não emagrece ou se emagrece não quero imaginar como é que elas eram antes. A professora da parte funda é a mesma brasileira que costuma ir dar aulas de hidroginástica na piscina da Aroeira ao fim-de-semana. Sou desorientada mas até reconheço caras.

Só estavam mais 3 pessoas na minha pista, rapazes. O que significa que enquanto eu fazia uma piscina eles faziam 2 ou 3 incluindo o meu respectivo. Mas às vezes também paravam numa das pontas para descansar, não era só eu. Esqueci-me dos óculos no balneário o que significou fazer a aula toda de bruços e sem pôr a cabeça dentro de água. Na pista ao lado, nadava-se mariposa, fartei-me de engolir água porque cada braçada deles eram 5 litros de água na minha cara. Enfim. Por 2€ não se pode pedir muito, certo?

De volta ao balneário, o momento mais esperado do dia: os duches são públicos e abertos! Sim, isso mesmo, chuveiros a toda a volta da parede, cheios de gente (abstenho-me de voltar a descrever o espectáculo). É obrigatório estar sempre de chinelos (e depois eu é que sou esquisita por não querer despir-me). Em primeiro lugar eu gosto de tomar banho sozinha e mesmo que disso não fizesse questão, a fila era enorme, bem podia ficar ali a mofar à espera que aquela gente toda armada de shampoos e gel de banho se despachasse. Algumas passam só por água, de fato de banho vestido mesmo. Valha-nos isso, era o que eu pretendia fazer mas acabei por desistir, a minha banheira em casa era bem mais apetecível e a fome apertava, não ia ficar ali à espera.

De volta ao meu cacifo, apenas com o duche do "lava-pés" (que não tem água na zona dos pés, by the way), de cabelo espetado para todo o lado, lá consegui vestir a camisola de fato de treino que bendita hora me tinha lembrado de pôr na mochila. Fiz progressos. Sim, consegui vestir a camisola ali mesmo, sem ser no meu amigo cubículo, entretanto ocupado há uma eternidade. Acho que isto com prática até vai lá, veste-se primeiro o pescoço, tira-se um braço do fato de banho, enfia-se o braço da camisola, o mesmo do outro lado. Ufa. Prova superada.

O pior é o resto. A parte de baixo é que não vai lá, nem com a toalha enrolada à cintura. Com o fato molhado e o corpo molhado, é impossível tirar aquela parte sem deixar cair a toalha. Desisti. Quero lá saber, pelo menos os WC são fechados (vá lá saber-se porquê num local onde é tudo ao molho e fé em Deus) e foi mesmo aí que eu vesti as calças. Acho que vou mesmo adoptar a WC como a minha nova melhor amiga depois da traição do cubículo. Assim como assim, preciso mesmo de lá ir depois de sair de dentro de água.

Nota mental: na próxima aula, sair da piscina 5 minutos antes das 40 mulheres da hidroginástica para conseguir tomar duche (vestida, bem entendido!) antes de toda a gente chegar. Assim como assim não aguento mesmo 40 minutos a nadar. Daqui a uns dias, quando eu deixar de falar nisso, já sabem que é porque já corre tudo normalmente e deixa de ser postável!