1.3.04

Feels like flying

Ontem fiz uma coisa que já não fazia há muito tempo. Andei de patins! Gosto tanto de andar de patins! Não atino é muito com aquela coisa das 4 rodas seguidas. Tenho saudades das minhas velhas botas da patinagem, 2 rodas à frente, 2 rodas atrás, travões nos dois pés, à frente. (Nota mental: comprar atacadores para substituir os que apodreçeram e poder utilizar as botas brancas outra vez).

Os meus patins em linha têm só travão no patim direito e ainda por cima é atrás. É um bocado desconcertante e acho que nunca o usei. Lembro-me lá de travar com o calcanhar. Estava tão habituada a travar à frente que o travão do patim direito das minhas botas está completamente gasto.

Não consigo andar de marcha-atrás. E eu que fazia aquilo tão bem com os outros. Ou sou eu que estou perra ou patins em linha não são compatíveis com andar para trás. Quase que gostava mais de andar para trás que para a frente. Era tão giro. Mas já foi há muito tempo. O piso de ontem era demasiado irregular e onde estava bonzinho havia carros. Pensei em pôr uma daquelas faixas da polícia a todo o comprimento da minha rua para poder patinar ali à vontade mas acho que os vizinhos não iam nisso.

No Pavilhão do Atlético de Queluz era uma delícia patinar, atingiamos velocidades que só vendo, tudo tão lisinho que até dava gosto, treinávamos exactamente no mesmo sítio onde as vigas do Queluz jogavam Basquete. Bons velhos tempos. Se eu tivesse maneira disso, agora punha aqui uma foto de moi même em cima de uns patins, só para ilustrar. O antes: 13 anos, nem sequer 50kgs, patins bota da patinagem e o depois, 31 anos, recuso-me-a-olhar-para-a-balança, patins em linha.

Para quem nunca experimentou, patinar dá-nos uma sensação de voar mas com os pés no chão. Não digo que é o desporto que mais nos dá a sensação de voar porque certamente que a asa delta dá mais, apesar de eu nunca ter experimentado nem tencionar fazé-lo. Mas mantendo os pés no chão é certamente o desporto que mais nos dá a sensação de voar. E é voar pelos próprios meios com nada mais que umas rodas atreladas aos pés.

Ando com imensa vontade de experimentar a pista de gelo que está montada em Lisboa. Mas primeiro vou praticar. Pelo menos para evitar fazer figuras muito tristes e cair muito! Nunca fui muito de cair, acho que mesmo nos períodos em que estou anos sem calçar uns patins quando os volto a calçar ainda não perdi o equilíbrio mas sempre me fez muita confusão imaginar como é que se patina em cima de uma lâmina! Sim, porque aquilo nada mais é do que uma lâmina. Mas se toda a gente consegue eu também hei-de conseguir. Vou é praticar mais um bocadinho para depois aproveitar melhor o tempo que lá estiver. E de preferência estar mais em forma. Parecendo que não, aquilo cansa. Os minutos que patinei ontem deixaram-me as pernas "moídas" mas muita muita vontade de continuar a voar!