1.3.04

O Tio Óscar

O que vou escrever, para a maioria das pessoas, é considerado uma heresia mas eu vou escrever à mesma. Não tenho pachorra absolutamente nenhuma para o Senhor dos Anéis. Nunca vi nenhum nem tenho vontade de ver, bastam-me os bocados que já apanhei por acaso lá em casa. Acho que deve ser uma seca monumental. Passar 3 horas sentada numa cadeira a ver gnomos e duendes atrás de um anel que só encontram 9 horas depois, aparentemente com muito esforço, não faz parte da minha ideia de entretenimento. 11 Óscars dizem eles. Pois, era mau se não ganhasse não é? Depois de tanta propaganda tinham de ser premiados. Não acho que tenha sido o filme em particular, acho que foi mais a Trilogia mesmo, e como já estamos no 3º e supostamente já acabou, desta vez tinham mesmo de levar um Tio Óscar para casa. Mas filme do ano? Give me a break!

Mas este ano não atino muito com os premiados mesmo. Já lá vai o tempo em que ficava acordada a noite toda a ver a transmissão e vibrava com aquilo como se fosse a melhor noite do ano. Pudera, no dia seguinte podia ficar na cama a dormir em vez de acordar às 7h30 da manhã. Mas agora já não é a mesma coisa. Ainda se tivesse a certeza que conseguia ouvir as piadas do Billy Crystal sem interrupções e traduções idiotas...

Este fim-de-semana fui ver outro oscarizado de 2004 (Melhor argumento original), Lost in Translation. Que o Bill Murray é um excelente actor já todos sabíamos, que também cantava é que nem por isso. E até nem canta mal, eu pelo menos gostei. Achei foi que o filme só tinha 2 velocidades, parado e paradinho. Abri a boca umas 10 vezes, talvez não estivesse com o melhor espírito para a coisa, devia mesmo ter optado pelo Along came Polly, de certeza que já não me dava sono. E fiquei mais uma vez com a certeza que a cultura japonesa não me atrai nem um bocadinho e que jamais seria capaz de ficar um dia sozinha em Tóquio quanto mais uma semana. Não desgostei do filme, até gostei, mas também não acho que seja nenhuma Brastemp!

E para a posteridade bloggueriana aqui fica:

ACTOR IN A LEADING ROLE - Sean Penn - MYSTIC RIVER
ACTOR IN A SUPPORTING ROLE - Tim Robbins - MYSTIC RIVER
ACTRESS IN A LEADING ROLE - Charlize Theron - MONSTER
ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE - Renée Zellweger - COLD MOUNTAIN
ANIMATED FEATURE FILM - FINDING NEMO

DIRECTING - Peter Jackson
ART DIRECTION
COSTUME DESIGN
FILM EDITING
MAKEUP
MUSIC (SCORE)
MUSIC (SONG) - "Into the West" - Music and Lyric by Fran Walsh and Howard Shore and Annie Lennox
BEST PICTURE - Barrie M. Osborne, Peter Jackson and Fran Walsh
SOUND MIXING
VISUAL EFFECTS
WRITING (ADAPTED SCREENPLAY)
THE LORD OF THE RINGS: THE RETURN OF THE KING

CINEMATOGRAPHY
SOUND EDITING
MASTER AND COMMANDER: THE FAR SIDE OF THE WORLD

DOCUMENTARY FEATURE - THE FOG OF WAR
DOCUMENTARY SHORT SUBJECT - CHERNOBYL HEART
FOREIGN LANGUAGE FILM - THE BARBARIAN INVASIONS - Canada
HONORARY AWARD - Blake Edwards
SHORT FILM (ANIMATED) - HARVIE KRUMPET
SHORT FILM (LIVE ACTION) - TWO SOLDIERS
WRITING (ORIGINAL SCREENPLAY) - LOST IN TRANSLATION - Written by Sofia Coppola