22.3.04

Quem é que inventou as segundas-feiras?

Sim, quem inventou, digam-me. Quero saber. Quero refilar com ele, criticar a ideia, porque raio é que alguém se havia de ter lembrado de inventar as segundas-feiras? Porque é que o dia custa tanto a passar? Amanhã já não é assim, mas enquanto for segunda-feira hei-de sempre lembrar-me que é segunda-feira. É isso e os Domingos. Quem é que inventou os Domingos? Às vezes conseguem ser pior que as segundas-feiras porque são precisamente o antecessor das ditas. E passam num abrir e fechar de olhos, mesmo quando se acorda às 8 da manhã. Ontem, numa fugaz passagem por um canal de televisão (aquele mesmo que tem a mania de cortar os filmes antes deles acabarem. Só me apetece desancá-los porque nunca deixam o genérico passar, cortam logo o mal pela raíz o que para mim é a mesmíssima coisa que arrancar as páginas de um livro e me provoca fúrias indescritíveis e a ameaça de nunca mais voltar a ver um filme nesse canal e mandá-los pôr os compromissos publicitários num sítio que eu cá sei).

Mas dizia eu que apanhei um bocado do Kate&Leopold (que nunca tinha visto antes apesar de conhecer mais ou menos a história) e a Meg Ryan queixava-se por ser quase Domingo (era quase meia-noite de sábado) e que não gostava de Domingos porque antecediam o dia em que tinha de ir trabalhar. Compreendo perfeitamente o sentimento. A parte estúpida é que eu até gosto de trabalhar e melhor ainda, até gosto do trabalho! E do sítio, e dos colegas e no geral posso dizer que gosto. Mas então porque é que sofro desse grande mal que é a febre das segundas-feiras? E não haverá cura? Mudando o nome, quem sabe? Se calhar o mal é mesmo esse, "segunda". Se é um dia de segunda porque é que não tivemos direito a um de "primeira"? Só o próprio nome é irritante, "segunda". Segundo lugar, o que não foi capaz de ser primeiro mas foi segundo como consolação. Segunda, a mudança que não interessa para nada porque ou se usa a primeira para arrancar ou então já vamos na terceira sem dar pela outra. Ainda por cima os 22 dias de férias no ano não chegam para cobrir todas as segundas-feiras que existem porque se desse, era só marcar férias nas segundas-feiras todas.

Já estou a divagar. Pelo menos já passaram uns minutos, já só faltam 10 horas para acabar esta "segunda-feira"!!