2.8.04

E o slogan da semana é:

Se tem um seguro Medis, não se atreva a ficar doente!

Não foi comigo porque se tivesse sido, eu não teria sido tão simpática e não sei mesmo se teria resistido a chamar uns nomes à "Sra. Enfermeira". Acontece que a Medis fornece um serviço muito interessante desde que não se precise de utilizar o seguro, claro. Para marcar uma consulta é necessária uma de duas condições:
  • Estar comprovadamente a morrer ou
  • Mentir com quantos dentes se tem na boca

Isto porque não se pode marcar uma consulta directamente num médico ou numa clínica com a qual a companhia tenha contrato. Não, primeiro, a própria Medis faz uma triagem telefónica! (e ainda se queixam dos médicos nas consultas. A Medis inventou um serviço inovador de consultas por telefone com enfermeiros, definitivamente uma moda a pegar, acabam-se logo as filas nos hospitais. Nem é preciso sair de casa para ser consultado. Ver o doente para quê???)

Pois a minha cara metade, que até agora tinha sempre usado o seguro da empresa onde trabalho e a que ele também tem direito, resolveu experimentar pela primeira vez, o seguro da empresa dele. A questão é simples, um mísero (achamos nós) quisto sebáceo nas costas, que ultimamente tem começado a doer. Mas eis que descobre que não pode simplesmente escolher um médico pertencente à rede da Medis e ligar para lá a marcar consulta. Não, primeiro tem de ligar para a própria Medis para que esta faça a "triagem" e alguém que ele nunca viu na vida e não o conhece, decida, através de um inquérito telefónico, se ele merece ou não ser consultado.

A enfermeira do outro lado da linha (diz ela que é, quem me garante a mim?) faz 1001 perguntas em que só falta perguntar a cor das cuecas que o suposto doente tem vestidas. E por muito que o doente diga que lhe dói seja o que for e que quer marcar uma consulta para ser visto por um especialista que lhe diga efectivamente o que é aquilo, se deve ou não ser retirado, etc, o diálogo é mais ou menos este:

- Mas dói mesmo muito?
Dói
- E há quanto tempo notou?
Há uns anos mas só começou a doer agora...
- E está infectado?
Não mas...
- Não? Então não é necessário marcar consulta.
Mas eu preferia marcar para ter a certeza...
- Não, não é preciso, é por isso que nós fazemos a triagem
Pois, mas eu gostava de ser visto por um médico...
- Mas não são dores insuportáveis, pois não?
Quer dizer, não, mas ultimamente tem doído, senão não tinha ligado...
- Que medicamentos é que tem em casa?
Tenho uns Ben-u-rons, Nimed...
- Ah, Nimed, tome Nimed que é bom e isso passa.
Mas não posso marcar uma consulta?
- Não, não vale a pena, tome um Nimed e tente não bater com as costas em lado nenhum. Adeus, boa tarde
... Boa tarde...

Quando ele me contou isto pensei que fosse coisa de filme e que não tivesse acontecido. Parece demasiado ridículo para ser verdade, principalmente porque com o meu seguro nunca tal me aconteceu. Mas de facto, pensando bem, para que é que a Medis vai estar a comparticipar consultas em especialistas para que estes possam, como é o SEU trabalho, verificar se o doente precisa ou não de tratamento ou de ser operado, se com um simples telefonema, uma enfermeira qualquer que nunca nos viu mais gordos, não está a ver o problema e acrescento eu, está-se pouco a lixar para isso, pode dizer-nos simplesmente "tome um Nimed que isso passa e não bata com as costas" como se a pessoa andasse propositadamente a bater com as costas em todo o lado!

Comecei logo a imaginar situações:
- Bom dia, eu precisava de marcar uma consulta para cardiologia
Mas está a ter um ataque cardíaco agora?
- Não, mas tenho muitas dores no peito e no coração, as análises que o meu médico de família me mandou fazer apontam para qualquer problema e eu gostava de marcar uma consulta...
Mas está a sufocar neste momento, com dores lancinantes, prestes a cair redondo no chão?
- Não, mas...
Ah, então não precisa de nenhum cardiologista, tome um Nimed e isso passa. Adeus, boa tarde.

E qual é a solução para uma coisa destas? Mentir! Até porque ao telefone não é tão difícil. Tem dores? Imensas, insuportáveis. Está infectado? Infectadíssimo, deita um pus verde escuro e mal cheiroso, já não me consigo dobrar, tenho um inchaço do tamanho de uma melancia!!!

Será que assim a senhora enfermeira já se dignava a marcar uma consulta????