1.9.04

Acho que vou chorar

Mensagem de Pedro Ribeiro para a Mailing List - O Fim

Caros amigos,Vou directo ao assunto: o Programa da Manhã da Best Rock, tal como o conhecíamos até agora, morreu.Não haverá mais nenhuma edição, e o mesmo acontece com a rubrica do Homem que mordeu o Cão.Eu fui desafiado para fazer as novas manhãs do RCP, e após longas e sofridas conversas com o Nuno, a Maria e a Patrícia, resolvi aceitar. Por tudo o que fizeram por nós e pelo programa, sinto que vos devo uma explicação. Aceitei ir para o RCP porque sentia que o formato e target da Best eram cada vez mais distantes daquilo que eu sou, hoje. Aliás o nosso programa era claramente fora do target definido pela estação, porque essa era a única maneira de alargar horizontes e conquistar mais ouvintes, no quadro de uma estação mínima, e onde crescer mais é praticamente impossível.Sinto que não estava a aprender nada ali, e acho que aos 33 anos não podia conformar-me com o conforto de uma receita que sabemos aplicar de cor.Propus-me levar comigo a Maria e o Nuno, mas a MCR achou que na nova manhã do RCP só o Nuno poderia entrar. Não vou aqui discutir argumentos a esse respeito, apenas vos digo que tentei até ao limite das minhas possibilidades que esta mudança fosse a três. Infelizmente isso não é mesmo possível, pelo que só continuaremos juntos no HQMC-TV, já a partir de Setembro. O próprio Nuno não creio que me vá acompanhar, mas, sem vos dizer mais do que posso e devo, quero que saibam que vão com certeza poder continuar a ouvi-lo, numa rádio perto de vocês, seja ela qual for.Esta é, como calculam, a mais difícil e angustiante decisão profissional que jamais tive de tomar. Tomo-a em nome do meu crescimento profissional, e em nome de um desafio que quero ganhar. Eu preferia transitar para a Comercial, cujo formato me é mais confortável à partida, mas sou um profissional e quero mostrar que posso fazer bem o RCP, e transformar uma manhã velha numa manhã moderna e bem feita, mesmo com música mais conservadora.Quero que saibam que entre a equipa de sempre, existe a amizade, o carinho, o respeito e a solidariedade de sempre. Não nos zangámos, nem nada do género.Quero que saibam ainda que não há nada que eu mais gostasse do que poder fazer o nosso programa numa estação nacional, mas esse sonho fica, para já, adiado.Do fundo do coração quero agradecer-vos a todos, por tudo. Nunca tinha tido a prova de que o nosso trabalho podia tocar de forma tão decisiva tanta gente. Vocês são os melhores ouvintes que um profissional de rádio pode ter. Muitos de vocês deixarão de me ouvir, certamente. Mas de certeza que não me vão esquecer, nem a mim nem aos outros iztúpidos que vos acordaram nas manhãs dos últimos anos.Acreditem que eu nunca vos vou esquecer.Permitam-me um agradecimento especial a toda a gente que fez a mailing list e que nela participou. A todos aqueles que nos visitaram tantas vezes no estúdios e que tantas vezes esperaram por nós, no Villaret e no Tivoli para conversarmos um bocadinho a seguir aos espectáculos e para nos oferecer pequenas lembranças, que são testemunho da vossa admiração e da vossa consideração por nós e pelo nosso trabalho. São gestos que não se esquecem.Vocês sempre nos deram uma enorme força e acho mesmo que vocês não sabem como foram tão importantes em alturas muito difíceis que tivemos ao longo de todo este tempo.Permitam-me dirigir um obrigado especial ao Luís Romão, à Sara Jofre e ao extraordinário Joaquim Varela.Vou ter saudades vossas.Saudades que são nossas.Obrigado por tudo e até sempre.

Pedro Ribeiro